Nome comum: Tigre-de-bengala
Nome científico da espécie:Panthera tigris
Nome científico da subespécie:Panthera tigris tigris
Países onde se encontra esta espécie:Encontra-se na Índia, na Península de Kathiawar, Bangladesh, leste do Paquistão, sudoeste da China, oeste de Mianmar, Nepal e Butão. Actualmente, ainda restam populações espalhadas em vários pontos da Índia e países vizinhos.
Características: É o mais famoso dos tigres. Com pêlos curtos alaranjados e listras pretas é o que mais aparece em livros e filmes e o mais comum em zoológicos. Atinge até 260kg, mas pode ultrapassar os 300 kg, salta longas distâncias, é ágil e bem veloz. O seu corpo que pode chegar a 3 metros excluindo a cauda que pode atingir 1m, tem cerca de 20 listras transversais. As patas e a parte de baixo das pernas são brancas. O tigre-de-bengala vive principalmente em florestas da Índia. Com tanto pêlo, não gosta muito de calor e no Verão fica sempre perto da água. Por isso, é um nadador nato. É também um excelente caçador e alimenta-se de animais pequenos, como veados, macacos e aves. Já houve casos registados destes felinos caçarem elefantes, crocodilos e rinocerontes. Podem ter 2 a 4 filhotes e vivem mais ou menos até aos 26 anos.
Existe um tipo mutante do tigre-de-bengala muito raro, que nasce branco com listras marrons e olhos azul-claros. Há outra variação ainda mais rara: os tigres totalmente pretos, que já foram avistados por pesquisadores, mas até agora não foram fotografados.
Habitat: Florestas húmidas, savanas, mangais, canaviais de terai e bosques de montanha do sub continente Indiano.
Motivos da sua extinção: A destruição do seu habitat combinado com a poluição do mesmo constitui uma mistura “explosiva” para este animal (e outros). Outra causa de extinção deste tigre é a caça intensiva, para fins têxteis e mesmo para consumo humano.