quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Lobo-Ibérico



Nome comum: Lobo-Ibérico

Nome científico da espécie:Canis lúpus

Nome científico da subespécie:C. lupus signatus

Países onde se encontra esta espécie:Península Ibérica, mais propriamente em Espanha, podemos encontrar esta espécie numa área de 100 000 km2 que incluí a maior parte da Galiza, Astúrias e Cantábria, também na metade oeste de Castilla de Léon, em pequenas áreas do País de Vasco, existem igualmente pequenas populações a sul de Espanha localizadas na Sierra Morena. Em Portugal a área de território do lobo abrange cerca de 18 000 km2, que está divido em duas partes, separadas pelo rio Douro. A norte do rio podemos encontrar esta espécie em vários distritos como Viana do Castelo, Braga, Vila-Real, Bragança e em algumas partes do Porto. A sul do Douro temos uma população que engloba os distritos de Viseu, Guarda e possivelmente Aveiro e Castelo Branco.

Características: : O Lobo-Ibérico é um pouco menor e esguio que as outras espécies de lobos cinzentos. Os machos medem cerca de 130 a 180cm de comprimento e as fêmeas 130 a 160cm. A sua altura pode chegar aos 70cm. Os machos pesam cerca de 30 a 40Kg e as fêmeas 20 a 35Kg. Têm a cabeça grande e maciça, orelhas triangulares, relativamente pequenas, olhos oblíquos, de cor amarela. O focinho de cor branco escuro, ao redor da cabeça tem uma pelagem heterogénea que pode variar de castanho amarelado, ao cinzento mesclado, ao negro, particularmente sobre o dorso. A maior parte das patas dianteiras tem uma característica faixa longitudinal negra.

Habitat: Floresta, serras e planícies.

Motivos da sua extinção: Devido à sua popularidade como animal violento e incidentes em que foram eles os causadores de várias mortes, a animais domésticos para via de alimento, o Lobo-ibérico foi vítima de caça não controlada. Também o facto de ocorrer a destruição de vegetação nativa, uma fragmentação do seu habitat e consequentemente a diminuição do seu número de presas naturais, o Lobo-Ibérico está agora em perigo de extinção.

1 comentário:

  1. Esta raca e imensamente conhecida pelo mundo...ouve uma epoca que eles eram considerados um perigo para a sociadade espanola e arredores...Por amor de deus eles por e simplesmente estavam a tentar subreviver.
    Se o humano vivesse em harmonia com os outros tantos seres e natureza nada destas coisas aconteciam ...Mas nem comento...

    ResponderEliminar