Nome comum: Foca-monge do Mediterrâneo (Lobo Marinho)
Nome científico da espécie:Monachus monachus
Países onde se encontra esta espécie:Esta espécie encontra-se repartida pelo mar Mediterrâneo e águas adjacentes, encontram-se com maior abundância entre a Turquia e a Grécia. Existem cerca 23 focas-monge em Portugal,mais precisamente na ilha Deserta da Madeira.
Características:A foca-monge do mediterrâneo pode atingir os 4 metros e os 400 quilograma, sendo as fêmeas sempre mais pequenas do que os machos, podendo atingir os 2,3 metros. São de uma cor castanha – acinzentada têm a cabeça arredondada, olhos saliente e bem separados. As narinas abrem-se na parte superior e os bigodes são curtos e extremamente sensíveis à variação de pressão. Quanto mais envelhecidas, mais clara a sua pele fica, podendo mesmo, na velhice, apresentar uma cor prateada. Alimenta-se de animais que captura na água, como polvos e peixes de tamanho considerável, entre os quais se encontram o mero e o congro. Apesar de predadores, são também presas de outros predadores como a orca e os tubarões, porém, dado que estes animais não costumam aproximar-se das zonas costeiras, constituem ameaças muito pontuais. Devido à exclusão do seu habitat, provocada pelo abuso do homem, na actualidade as fêmeas têm as suas crias apenas em covas, em áreas remotas e relativamente tranquilas. Acredita-se que os machos e as fêmeas cheguem à maturidade com a idade de quatro anos. As crias nascem ao longo de quase todo o ano, embora o índice maior de nascimento ocorra nos meses de Setembro e Outubro. Os filhotes podem nadar e mergulhar com duas semanas de idade, e são desmamados entre 16 e 17 semanas podendo viver entre 20 a 30 anos no seu estado selvagem.
Habitat: : Existem dois géneros distintos de foca-monge do Mediterrâneo, aquelas que apreciam águas quentes e outras que têm preferência pelos mares polares.
As focas apreciadoras de águas quentes repousam essencialmente em praias escondidas no interior de grutas.
Motivos da sua extinção: Estão ameaçadas pela morte deliberada (os pescadores consideram esta espécie uma peste e um competidor por recursos cada vez mais escassos); a captura fortuita por equipamentos de pesca; a redução da disponibilidade de alimentos; a destruição do habitat e a poluição. Outras ameaças à espécie incluem doenças e algas venenosas.
Excelente trabalho yoan dá para ver o esforço e todo o trabalho e dedicação que tens para com este projecto, espero que todo o trabalho e esforço sejam recompensados.
ResponderEliminarA cada post que leio vejo coisas cada vez mais interessantes e como somos crueís para seres que habitam no nosso planeta, temos de deixar de ser egoístar pois a Terra não percentem apenas a nós (seres humanos) mas foi habitada por outros seres, muito antes de ser nossa.
Ouahh aprendo cada vez mais sobre eles, 400kg? eu é que não queria levantá-lo xD
ResponderEliminarBom trabalho ;)
By: Diguinho Simões (sem cabeça pa fazer conta)
ResponderEliminar- Trabalho excelente =DD diz tudo de maneira resumida e explicita.
- A funçao temos de alertar os humanos que nao podemos fazer o que da na "gana" visto que esses animais provavelmente tão á mais tempo que nós e visto que nao podemos destruir temos de respeitar =)
- Se isto contar pa nota ou isso vais ter um 20 ++++ =DDD
Excelente trabalho.Ajudou me a fazer o meu :D
ResponderEliminarTirei 17 obrigado
"Porque que que nao conseguimos viver em paz com a mae natureza?" e uma das minhas perguntas diarias que me levam a chegar a tais tristes factos, porque a imperfeicao nao nos rodeia , nos somos a imperfeicao em ser. Sendo assim nunca iremos compreender o porque das coisas. Matar animais porque eles sao uns possiveis "competitores" e por e simplesmente destrocante.
ResponderEliminarobrigado .. isto foi uma boa ajuda pa um trabalho ! Sera q posso usar a ideia de criar um blog com outro objectivo como projecto para area de projecto no 12 ???
ResponderEliminarATENÇÃO: O INSTITUTO NUN'ALVRES ESTEVE AQUI! ESTE BLOG E PARA LUCKY PEOPLE
vou compartilhar no facebook, kikonazareth@gmail.com
ResponderEliminar