Nome comum:Golfinho-lacustre-chinês (também conhecido como Baiji, Golfinho do Yang-Tsé ou Golfinho Branco).
Nome científico da espécie:Lipotes vexillifer
Distribuição geográfica desta espécie:: Floresta da Amazónia
Características:O Baiji é um mamífero de água doce, da ordem Cetácea. É uma das quatro espécies de golfinhos de água doce restantes no mundo (tal como o Boto, na Amazónia), todas elas em sério risco de extinção. Possuí uma cor que varia entre o cinzento e o cor-de-rosa, tem os olhos muito pequenos, tal facto causa nesta espécie uma incapacidade visual, então para se guiar e conseguir encontrar o seu alimento utiliza ondas sonoras (a sua alimentação baseia-se em pequenos peixes e camarões). A forma da barbatana dorsal é triangular, já a forma das barbatanas é arredondada e são bastante curtas. Quanto a dentição, o Golfinho Branco tem cerca de 65 dentes, em cada fila de ambas as mandíbulas. Quando nascem podem ter entre 80 a 90 cm e podem pesar entre 2,5 a 4,5 Kg. Em adultos podem atingir cerca de 2,40 metros e pesar até 160 Kg. Tem uma esperança média de vida 30 anos.
Habitat:Rio Yang-Tsé (agua doce)
Motivos da sua extinção:Este golfinho infelizmente está quase (se já não está) extinto. Segundo a Sociedade Zoológica de Londres, caso seja confirmada a sua extinção, será o primeiro cetáceo a desaparecer devido à influência directa do Homem. As causas principais da sua extinção são a pesca abusiva (uma vez que a região carece de normas que punem os abusos da actividade), a navegação excessiva, a poluição e a construção de Industrias hidroeléctricas (incluindo a Três Gargantas), que afectam enormemente o seu habitat natural.
nem sabia que havia um golfinho desse género O.o
ResponderEliminarDepois de ter assistido ao documentário "The Cove" tomei a total consciência do mal que fazem as estas criaturas.
ResponderEliminarVisitem o nosso blog:
www.viagensdocasaldubaveli.blogspot.com
Falamos um pouco desse documentário!