domingo, 14 de fevereiro de 2010

Tucano-Toco



Nome comum:Tucano-Toco

Nome científico da espécie:Ramphastos toco

Distribuição geográfica desta espécie:: Floresta da Amazónia

Características:Esta espécie apresenta 56 cm de comprimento e pesa cerca de 540 gramas, sendo o maior de todos os tucanos. Não apresenta dimorfismo sexual: a plumagem é uniformemente negra, da coroa ao dorso. Dispõe de uma pele nua de cor amarela ao redor do olho, já as pálpebras são azuladas. O papo é branco e frequentemente tingido de amarelo. O uropígio é branco e a plumagem abaixo da cauda, que forma o crisso, é avermelhada. A característica mais notável desta espécie é o grande bico amarelo-alaranjado, que pode medir até 22 cm. O bico do tucano-toco é constituído de tecido ósseo esponjoso, uma estrutura não-maciça e areada como favos-de-mel. Isso torna o bico mais leve e, portanto, não dificulta o voo. A ponta do maxilar possui uma grande mancha negra. Estudos realizados com o tucano-toco comprovaram que o seu bico também serve como um dispersor natural de calor, devido ao número de vasos sanguíneos nele presentes, em contacto com o ambiente. É uma espécie omnívora, alimentando-se de animais e de vegetais. Come principalmente frutas, insectos, ovos de outras aves e as crias destas. É com o bico, também, que o Tucano captura pequenos lagartos e lagartixas para complementar a sua alimentação. O tucano-toco pode ter de 2 a 4 ovos, ovos que eclodem após 18 dias de incubação. Normalmente, os filhotes apresentam um bico curto e amarelo, sem a mancha negra. A pele ao redor dos olhos é esbranquiçada e a garganta é amarela. A longevidade do animal atinge os 15 anos.

Habitat:Florestas tropicais.

Motivos da sua extinção:Tem a sua existência ameaçada no seu habitat natural, a selva amazónica, mas os esforços do governo brasileiro já revelam um aumento no número destas aves. Apesar disto já está extinta no estado federal de São Paulo.
São essencialmente capturados para fins comerciais, com muita intensidade, o que levou ao seu desaparecimento em algumas áreas.

5 comentários:

  1. Não fazia ideia de que o Tucano estava em vias de extinção.. é triste. As pessoas que os capturam e compram deviam ter vergonha das suas atitudes =/

    Continuação de um bom trabalho :)

    ResponderEliminar
  2. muito bom vc esta de parabens eu tenho um blog e vou postar sobre o tucano tbm

    ResponderEliminar
  3. eu acho que o trabalho esta muito bom e me ajudou bastante na minha pesquisa fico muito grato ass: Alex

    ResponderEliminar
  4. Gente, apareceu um desses aqui em meu quintal, hoje, 15/10/10 às 16horas para comer sementes do camboatá. Lindo!!!
    Rio de Janeiro, Garatiba.

    ResponderEliminar
  5. gostaria de falar que moro em são paulo Caraguatatuba,vejo tucanos todos os dias na minha cidade, como eles estão extintos em são paulo?
    ass:Gabriel Vivian Vendramini

    ResponderEliminar