Nome comum:Leopardo das Neves
Nome científico da espécie:Uncia uncia
Distribuição geográfica desta espécie:Esta espécie pode ser encontrada nos Himalaias (Entre 3 000 e 6 000 metros) e nas montanhas do norte da China.
Características:A sua pelagem, uma das mais belas de entre todos os felinos, é macia e espessa, de pêlos longos e sedosos, com um lanugem na base. Essa pelagem é útil para se esconder ou camuflar na neve e caçar as suas presas por emboscada. Ele alimenta-se de aves, roedores (tais como a marmota e a lebre), e de pequenos mamíferos como o carneiro-selvagem, contudo o Leopardo das neves é um caçador oportunista, graças a essa capacidade ele é capaz de caçar Yarks (que podem pesar cerca de 200 Kg). Mede cerca de 1,30 m (excluindo a cauda que pode medir até 1 m); no que toca ao peso, as fêmeas podem pesar 45 Kg e os machos podem chegar aos 55 Kg. A sua cor varia do cinza claro ao cinza escuro (todo o seu corpo é coberto por manchas), a sua barriga é de cor quase branca. A cabeça é relativamente pequena em comparação com o resto do corpo. As crias (em média 3) nascem em abrigos nas rochas, após um período de gestação de aproximadamente 103 dias (cerca de 3 meses e meio). Ao nascer, elas pesam cerca de 450g e abrem os olhos 7 dias depois do parto, só começam a ingerir alimentos sólidos aos 3 meses. O Leopardo das neves é um animal ainda pouco estudado, pois ele habita a grandes altitudes e é muito raro de se encontrar, daí a reduzida informação.
Habitat:As montanhas (Himalaias).
Motivos da sua extinção:Mesmo vivendo em regiões de difíceis acessos, o Leopardo das neves está em extinção porque os seus ossos, a sua pele e alguns dos seus órgãos são utilizados pela medicina asiática para a produção de remédios.