Nome comum:Cegonha preta ou negra
Nome científico da espécie:Ciconia nigra
Distribuição geográfica desta espécie:: Europa, Ásia e África
Características:Esta cegonha mede aproximadamente 1 metro de altura e possui 1,8 metros de comprimento de uma asa à outra, sendo mais pequena que a cegonha branca (1.10 metros e cerca de 2.20 metros de envergadura). A plumagem no ventre é de cor branca e a plumagem do dorso, cauda, cabeça e pescoço é preta com reflexos metálicos. O bico e as patas, são de cor vermelho vivo em adultos, esverdeados e bastante claros nos juvenis. A alimentação desta espécie é semelhante à da cegonha-branca, incluindo uma maior percentagem de peixe entre outros seres aquáticos nomeadamente anfíbios como a rã salamandras entre outros . Mas o seu regime alimentar também passa por alguns insectos, graças a isso a cegonha-negra torna-se bastante útil na agricultura, no controlo de possíveis pragas. É uma ave migratória; o local da migração é as regiões acima do equador, em África. A época reprodutiva é em Março. A cegonha preta prefere fazer os seus ninhos em locais mais altos e afastados da presença humana, ou nos ramos dos maiores pinheiros. A incubação dura vinte dias ou pouco mais. Pode nascer 2 à 4 crias por ano. Após o nascimento os juvenis são alimentados pelos pais durante dois meses, altura em que começam a voar. Necessitam ainda de mais quinze dias do apoio dos pais, para aperfeiçoar o voo. Pode viver ate os 18 anos
Habitat:Tem preferência por florestas espontâneas de folha caduca e mistas, nas quais encontra ribeiros,rios, prados, zonas palustres e charcos ricos em alimento.
Motivos da sua extinção:A destruição e degradação de florestas, constitui a principal ameaça à sobrevivência desta espécie. Na Rússia o rápido desenvolvimento da agricultura e da indústria e a sobreexploração das florestas provocaram uma redução marcada na disponibilidade do habitat da Cegonha-Preta.
Também a perturbação humana nas áreas de nidificação constitui um factor de ameaça, uma vez que é responsável pelo reduzido sucesso reprodutor. O abate ilegal de aves na migração, nomeadamente em África, a mortalidade devida a colisões com postes de alta tensão e a contaminação por pesticidas constitui outra das ameaças. Em Portugal, onde a maior parte dos casais nidifica em fragas fluviais, a navegação e a pesca de rio também constituem ameaças importantes pela perturbação gerada.
mais uma vez a destruição e degradação de florestas impede a vida normal de certos animais -.-
ResponderEliminarApos varios anos de ter observado este mundo, uma conclusao foi atingida pela minha pessoa. Tudo nao passa dum ciclo vicioso, vida e tirada em ordem de dar. Reparem por instantes na alimentacao deste animal, e de basicamente quase todas as especies deste genero,peixes. Sendo peixes seres vivos, este animal mata para sobreviver, logo a logica do ciclo e iminente. O que quis dizer com isto e que , por muito crua e fria que a verdade seja, havera sempre animais em extincao, seres em sofrimento e coisas completamente chocantes a acontecer. O maximo que poderemos fazer e simplesmente monstralas e dalas a conhecer ao mundo, para fazer intender o leitor/observador que poderiamos mudar os nossos habitos tao maquiavelicos. Anyways , excelente trabalho yoan ^^. Nunca percao a esperanca que um dia tudo mudara, apesar de uma ilusao o pensamento jamais morrera.
ResponderEliminarbem esta espécie conheço bem porque cheguei a falar na escola sobre esta espécie em vias de extinção. é pena que as pessoas não tenham racionalidade suficiente para proteger estas espécies ameaçadas e por vezes ainda querem caçar só para fazer dinheiro -_-' boa iniciativa e continua^^
ResponderEliminarNAO TM COMO AJUDAR! mas de resto adoro!
ResponderEliminar