Nome comum:Diabo da Tasmânia
Nome científico da espécie:Sarcophilus harrisii
Distribuição geográfica desta espécie:: Ilha da Tasmânia
Características:O diabo da Tasmânia é um mamífero marsupial nativo da ilha da Tasmânia. Através de registos fósseis sabe-se que a espécie habitou também a Austrália, tendo-se extinguido no continente provavelmente, 400 anos antes da colonização pelos europeus.
É o maior carnívoro marsupial existente na actualidade, alimentando-se de coelhos, pássaros, insectos, wallabees (uma espécie de cangurus pequenos), todo e qualquer animal que consiga apanhar, mas na maior parte das vezes alimenta-se de animais mortos (carne putrefacta).
O diabo da Tasmânia possui hábitos nocturnos geralmente, durante o dia esconde-se em arbustos densos ou numa toca. Pode percorrer uma distância de até 16 km à procura de comida.
Tem uma aparência robusta, com pelagem geralmente preta podendo ser também acastanha excepto, na zona do peito onde possui uma mancha branca. A cabeça é relativamente grande, com orelhas redondas e focinho afiado com grandes bigodes muito sensíveis. Os músculos das mandíbulas são bastante fortes e juntamente com os dentes molares, permitem ao diabo da Tasmânia esmagar ossos. As suas patas dianteiras são ligeiramente mais compridas o que as dianteiras, o que lhe dá um aspecto agressivo e pujante. O seu tamanho varia consoante o habitat e a dieta, mas os maiores podem atingir até 80 cm de comprimento e pesar até um máximo de 12 kg, sendo os machos maiores e mais pesados do que as fêmeas.
Iniciam o seu ciclo sexual aos dois anos, acasalam em Março ou Abril e as crias nascem em Maio ou Junho, a gestação dura 21 dias. A fêmea dá à luz 3 a 4 filhotes que medem 12mm de comprimento. Machos e fêmeas vivem separados.
O diabo da Tasmânia possui um tempo médio de vida de 7 a 9 anos.
Habitat:Zonas rurais, desertos.
Motivos da sua extinção:O diabo da Tasmânia foi caçado devido ao perigo que representava para o gado, sobretudo ovelhas, em 1941, em que passou a espécie protegida recuperou.
No entanto, nos últimos anos, tem havido uma doença específica nesta espécie, que causa tumores à volta da boca (o que os impede de comer e consequentemente morrem de fome), o que está a dizimar a espécie.
Actualmente o Diabo da Tasmânia é uma espécie protegida.
felixmente neste planeta sempre protegem alguns animais e uma pena e a doenca tarem-lhes a matar :S
ResponderEliminarBrutal, é um animal mesmo interessante!!
ResponderEliminarAlém do nome que é muita engraçado!!
Bom Post Yoan, tás de parabens!!
Neste caso, nao se podera fazer muito mais a nao ser arranjar uma cura para a doenca em questao. Normalmente o problema e mesmo das nossas actividades consideravelmente crueis e injustas, mas ao que parece desta vez nao temos assim muito por onde ser julgados. Mesmo assim nao deixa de ser imensamente triste um animal morrer a fome...nem quero imaginar a angustia que os animais desta especie passao antes dos seus ultimos minutos de vida. Espero sinceramente que se consiga achar uma cura solucionando este tao grave problema. ( excelente trabalho yoan ,como sempre. ^^)
ResponderEliminarHum...fico feliz que um bichinho tão lindo seja protegido,precisamos cuidar do planeta terra e de nossa animais ...vamos zelar oq Deus nos deu.
ResponderEliminarProvavelmente essa doenca decorre de alguma atividade humana, deve ser causada pela poluicao ou agrotoxicos, por exemplo. Triste o que o homem faz sobre a Terra...
ResponderEliminar