sábado, 31 de outubro de 2009

Víbora Cornuda



Nome comum: Víbora Cornuda

Nome científico:Vipera latastei

País onde se encontra está espécie: Portugal (Nordeste trasmontano)

Características: O seu focinho triangular apresenta um apêndice inconfundível (daí o nome cornuda). O seu tamanho não excede os 80 cm. O seu dorso apresenta uma cor variável podendo ser de cor cinzenta ou parda (geralmente), contudo o seu ventre tem uma cor esbranquiçada ou acinzentado. É venenosa e uma mordedura desta cobra pode ser fatal, dependendo obviamente do local em que a víbora injectar o seu veneno. Tem uma locomoção, como é característico da sua espécie, deslocando-se por ondulações laterais, e lenta mas as suas investidas são extremamente rápidas e certeiras.

Habitat: Vive em locais rochosos, com solos arenosos e vegetação que lhe possa auxiliar na camuflagem, pode ser encontrada em bosques pouco densos.

Motivos da sua extinção: Um deles é o atropelamento nas estradas, outro motivo é o extermínio que este réptil sofre por parte de nós, Homens, devido ao pavor que ela provoca ou para simples futilidades como colecções ou comércio.

5 comentários:

  1. Isto e anademissivel. Uma especie esta em via de extinsao por causa de atropelamentos e comercio. Tinha ouvido em varias razoes para extincao mas nunca tinha ouvido falar em atropelamentos. Isto simplesmente faz-me perguntar a mim propio qual sera a razao por existir tanta estupidez cronica a face da terra.O ser humano nao tem o menor respeito por rigorosamente nada.Eu estou totalmente fulopor saber desta situacao.

    ResponderEliminar
  2. Infelizmente o mundo esta cada vez pior, isso é uma dura realidade! Mas nós temos de encontrar maneiras de mudar os nossos comportamentos, porque se não isto ainda vai piorar muito mais!

    ResponderEliminar
  3. Por acaso nunca tinha ouvido falar desta espécie, muito boa informação.
    É horrível saber que estes animais parte da nossa biodiversidade e fauna são mortos para o simpels prazer do homem como adornar as suas casas, fazemos coisas tão horríveis que têm de ser mudadas e cabe a nós jovens começar essa mudança porque o futuro nos pertence.

    ResponderEliminar
  4. incrível...
    convivo c essa cobra todos os dias o nome dela é barbara, igualzinha essa cobra ai, so q garanto q o veneno da barbara é pior q o da vibora cornuda.....
    kkkkkkkkkkkkkk

    ResponderEliminar
  5. Sim muito boa informação,mas não está totalmente correcta...
    Felizmente ou infelizmente a cobra não está extinta,nunca esteve,não havia era muitas,eram tão poucas que nunca ou quase nunca eram vistas. e estão a tornar-se uma praga no Alentejo. Já são 4casos registados de mordidas e 1 morte por causa dessa cobra, e vários encontros por dia,não só no campo mas sim também na cidade, vila, aldeia. Essa cobra não só existe ou existia no norte como existe em demasia no Alentejo. E antidoto?! Pois bem os hospitais Portugueses não o tem, e não o pedem a quemo tem por ser caro,mas mesmo que a pessoa esteje disposta a pagar pela sua cura, eles não o pedem na mesma.Por isso já haver uma morte.
    E até já a registos de uma criança em Belas ter sido mordido...se não me engano um pequeno actor de novela.

    ResponderEliminar