Nome comum: Panda Gigante
Nome científico:Ailuropoda melanoleuca
País onde se encontra esta espécie: China (Na região montanhosa)
Características: Tem um focinho curto (parecendo um urso de peluche), e uma pelagem preta e branca característica. É um animal bastante pacífico, isso torna-o num dos animais mais queridos pela humanidade. É extremamente dócil e tímido, dificilmente ataca o Homem, a não ser quando extremamente irritado. Mede em média 1,5 m e pesa cerca de 160 Kg, tem uma alimentação baseada em folhas tenras e brotos de bambus, devido ao pouco valor energético do bambu, o panda é obrigado a comer durante o dia inteiro, contudo também se alimentam de pequenos mamíferos e peixe.As mães pandas fazem, no máximo, uma gravidez por ano, que dura cerca de 9 meses. Nascem um ou dois pequenos pandas com pouca mais de 10 cm e que na maior parte dos casos pesam entre 80 e 90 gramas, sendo portanto muito frágeis para as condições em que vivem. Os pandas podem viver até aos 25 anos contudo existem registos de um panda que viveu em cativeiro até aos 35 anos.
Habitat: Florestas de bambu da região montanhosa da China, em altitudes de 1500 até 3000 metros.
Motivos da sua extinção: Hoje existem apenas 1.000 desses animais no mundo, vivendo em reservas florestais ou cativeiros. A devastação das florestas asiáticas, a lenta reprodução do bambu (sua base alimentar), o excesso de burocracia, a ineficiência e a caça voraz, colocaram o panda sob sério risco de extinção.
Dificultando ainda mais a preservação da espécie, a sua capacidade de procriar é mínima (a fêmea só tem um período fértil por ano e dura 3 dias).
Excelente trabalho, espero que consigam levar este tema avante e consigam alertar as pessoas para que é necessário proteger o planeta, pois este não é só nosso,mas de todos, incluindo as espécie que cá habitam.
ResponderEliminarÉ com as espécies em extinção e não só, que podemos ver a crueldade humana, isto que colocaste sobre o panda é um grande exemplo, de como um animal tão dócil, é brutalmente reduzido.
Continuação de um óptimo trabalho, espero ver mais.
O facto de nao existir de nao existir muito bamboo e um pouco conpreensivel,mas a caca nem vou comentar senao ficava aqui anos a criticar os nossos modos lindos de tratar o nosso "lar".Mas enfim, fico bastante aliviado que acha algumas pessoas com alguma conciencia e bondade para criarem sitios onde este tipo de animal em extincao se possa procriar e desenvolver.Mas a grande questao aproxima se,"sera que deveram libertar os animais no seu habitat natural depois de estarem desenvolvido e preparados para o mundo tao cruel?". A minha opiniao sera sempre a mesma neste aspecto,libertar a criatura no seu habitat ira fazela totalmente completa e feliz ,mas com um predador tao futil neste mundo(ou seja o humano) acho que seria melhor manterem os animais em sitios propios pelo menos ate conseguir comprar terrenos privados onde os animais possam andar nos seus habitats sem problema rigorosamente algum.
ResponderEliminarGosto muito do blog, a musica do vídeo fica bem com o blog. Vamos ver se vai abrir os olhos a certas pessoas.
ResponderEliminarPanda FTW! ;)