Nome comum: Águia-imperial-Ibérica
Nome científico:Aquila adalberti
Países onde se encontra esta espécie: Portugal e Espanha (Península Ibérica, mais precisamente a sudoeste da península)
Características: Ave de rapina de grande porte com 1,9 a 2,2 m de envergadura de asas.
O tamanho médio dos adultos é de 80 cm de altura e 2,8 kg. Bico robusto e amarelo. A sua plumagem é castanha, muito escura, já o bordo das asas, a nuca e os ombros são de cor branca.
Alimenta-se de coelhos, alguns pequenos mamíferos e aves de médio porte, podendo ocasionalmente alimentar-se de cadáveres. Ao contrário da Águia-Imperial-Oriental, a Águia-Imperial-Ibérica não emigra.
Habitat: Habita em áreas de sobreiros e azinheiras esparsos, com pradarias próximas.
Motivos da sua extinção: A destruição dos seus habitats deve-se, por exemplo, à substituição dos bosques por pinheiros e eucaliptos, o que faz com já só haja menos de meia dezena de águias imperiais entre nós.
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
ResponderEliminarEstao a fazer um excelente trabalho.
ResponderEliminarFelicito-vos...
concreto . . . esta excelente o blog
Sem dúvida uma espécie em risco de extinção.
ResponderEliminarEm Portugal são bastante raros avistamentos desta espécie e estima-se que existam apenas entre 2 a 5 casais.
Já algum tempo foi notícia em Portugal a morte do macho de Águia-imperial-Ibérica, do único casal visto em Portugal. Esta ave foi morta por um tiro de caçadeira. Ai está um exemplo como o homem é cruel ou talvez falta de informação também. Por isso acho que estão a fazer um trabalho excelente ao alertarem as pessoas de quais são os animais em risco de extinção.
Continuação de um óptimo trabalho!