Nome comum:Baleia-Azul
Nome científico da espécie:Balaenoptera musculus
Distribuição geográfica desta espécie:Abrange todos os Oceanos do planeta. Efectuam migrações sazonais do Equador, onde se acasalam e dão à luz os baleotes no Outono / Inverno, para as regiões circumpolares, onde se alimentam no Verão.
Características:A Baleia-Azul é o maior e mais pesado animal do Mundo (pode ter até 30m de comprimento e pesar mais de 160 toneladas). Para além disso é tida como a espécie mais rápida entre os cetáceos pois, quando incomodado, pode atingir mais de 45 Km/h. O seu coração é do tamanho de um Volkswagen Beetle, e ainda o seu corpo é altamente hidrodinâmico, alongado, de coloração azul-acinzentado, num tom que varia de indivíduo para indivíduo. Apresenta uma pequena aleta dorsal e grande quantidade de sulcos longitudinais que estendem-se da região infra-mandibular .As fileiras de cerdas da boca são totalmente pretas. Costumam viver em grupos de 3-4 indivíduos.
Como todas as outras baleias, a baleia-azul também tem lâminas córneas na sua cavidade bucal para filtrar o seu alimento. A base da sua alimentação é o krill (conseguem comer, diariamente, cerca de 4 toneladas de krill), também se pode alimentar de pequenos peixes e lulas. Quanto à sua reprodução, atingem a maturidade sexual quando atingem os 20m de comprimento, quanto ao processo de acasalamento é nos totalmente desconhecido. A gestação dura mais ao menos 1 ano, quando o baleote nasce com cerca de 7,6 m de comprimento, pesa mais que um elefante adulto. Durante os seus primeiros 7 meses de vida o baleote alimenta-se exclusivamente de leite, diariamente toma mais de 380 litros de leite (pode mesmo tomar 600 litros por dia), isto resulta num aumento significativo do peso dos baleotes (cerca de 91 kg por dia, podendo duplicar o peso numa semana). As baleias podem viver até 100 anos
Habitat:Prefere os Oceanos mais profundos e frios, mas às vezes vai até às águas costeiras da Austrália.
Motivos da sua extinção:No século passado, foram mortas cerca de 350000 Baleias-Azuis para fins alimentares e também para outros fins. Hoje em dia estima-se que existam cerca de 2000 baleias.
Mais uma vez a culpa da extinção é dos homens.
ResponderEliminar160 tonelada o.o
Um excelente tema nos dias de hoje. Se o continuarem a explorar bem, terão muito sucesso.
ResponderEliminarVisita o meu projecto
www.fazciencia.com
Notícias científicas actualizadas diariamente (biologia/quimica/física)
Noticias do projecto e actividades do grupo
Deixa o teu comentário!
obrigado
cade falando sobre essa merdaa?
ResponderEliminar