domingo, 31 de janeiro de 2010

Rinoceronte negro



Nome comum:Rinoceronte negro

Nome científico da espécie:Diceros bicornis

Distribuição geográfica desta espécie:África do Sul, Quénia, Malawi, Namíbia, Suazilândia, Tanzânia e Zimbabué.

Características:Este rinoceronte é de coloração cinzenta, o seu comprimento varia entre os 3 e os 3,80 metros e a sua altura entre os 1,40 e 1,70 metros. Pesa entre 800 kg e 1350 kg. Tem dois chifres, dos quais o anterior mede até 1,50 m de comprimento. É herbívoro. Come folhas de acácias e ervas. Desloca-se a grandes distâncias para conseguir água. Atinge a maturidade sexual entre os 4 e os 10 anos. O período de gestação é de 420 a 570 dias, e só desenvolve uma cria. O seu tempo médio de vida é cerca de 35 anos.

Habitat:Pastagens, savanas e locais com abundância de arbustos.

Motivos da sua extinção:Todas as espécies de rinocerontes encontram-se ameaçadas de extinção, devido ao facto de serem muito pouco férteis – cada fêmea só tem uma cria de 2 em 2 anos. São também muito vulneráveis à caça, para além de sofrerem pela destruição do seu habitat. Os rinocerontes têm sido caçados intensivamente porque praticamente todas as suas partes são usadas na medicina tradicional. A parte mais valiosa é o corno, que tem sido usado como afrodisíaco, para curar febres, para cabos de adagas, ou para preparar uma poção que supostamente permite detectar venenos.

3 comentários:

  1. o vosso tema é bastante interessante,bem como a mensagem do blog. a ideia de fazerem um post semanalmente de um "novo" animal em vias de extinção é excelente,ja que, tal como eu, certamente q muitas outras pessoas nao estariam informados de que animais como o leão e o próprio rinoceronte estão em vias de serem extintos, ate verem o vosso blog.
    continuem a divulgar e parabens.
    cumps do vosso antigo colega de turma e amigo. pedro(diz)

    ResponderEliminar
  2. Tenho muita pena de ler coisas horríveis como os animais serem mortos apenas para partes dos seus corpos...as pessoas pensam que os seus actos cruéis e irresponsáveis, lhes vão ser indiferentes mas estão muito enganadas, mais tarde quando precisarem desse animal para o que quer que seja lembrar-se-ao que em tempos o mataram por coisas completamente fúteis como um afrodisiaco...se ao menos retirassem essas partes que lhes interessa quando o animal foi morto por algum predador ou morreu de alguma doença é compreensível, agora matar porque lhes apetece...isso não devia ser tolerado.
    Bom trabalho, continuem a alertar as pessoas para as consequências dos seus actos irresponsáveis e levem-nas a reflectir nos mesmos.

    ResponderEliminar