Nome comum:Gorila
Nome científico da espécie:Gorilla Gorilla
Distribuição geográfica desta espécie:África Central
Características:São essencialmente herbívoros, uma vez que se alimentam de frutas, folhas, rebentos, mas os insectos também fazem parte da sua alimentação.
Possui orelhas pequenas e orifícios nasais bastante largos. Os machos podem medir entre 1,65 a 2 metros de altura e pesar entre 170 a 250 kg, as fêmeas, regra geral são mais pequenos do que os machos e pesam metade do peso. Os membros anteriores são mais compridos dos que os posteriores, uma vez que os gorilas geralmente, deslocam-se sobre as quatro patas.
Tem um aspecto imponente, o seu pelo é muito escuro e a pele da face e outras partes do corpo são negras. A cabeça tem uma configuração maciça e robusta, principalmente nos machos, devido à existência de uma crista sagital.
As mãos e pés são largos e fortes, o pescoço é curto e musculoso, o peito é amplo e o ventre é descaído.
Vivem em grupos, que podem ser pequenos, com 5 ou 6 gorilas, ou grupos grandes, com mais de 30 indivíduos, em cada grupo existe sempre um macho dominante.
A maturidade sexual das fêmeas ocorre por volta dos 10 anos, enquanto nos machos acontece por volta dos 15 anos.
O tempo de gestação de uma fêmea é de 9 meses, após os quais nasce por norma apenas uma cria. Muito raramente nascem gémeos, mas quando acontece, um deles acaba por morrer ao fim de poucas horas ou dias.
A sua esperança de vida é de 40 anos, mas em cativeiro podem atingir os 50 anos.
Habitat:Florestas tropicais do centro de África, florestas montanhosas, florestas densas e pântanos.
Motivos da sua extinção:Os gorilas têm sido massacrados para a alimentação humana e para fazer amuletos que os feiticeiros usam na medicina tradicional. A caça furtiva, a destruição do seu habitat e surtos de doenças como o Ébola, também têm contribuído para a diminuição do número de indivíduos desta espécie.
Sem comentários:
Enviar um comentário