terça-feira, 2 de março de 2010

Ornitorrinco



Nome comum:Ornitorrinco

Nome científico da espécie:Ornithorhynchus anatinus

Distribuição geográfica desta espécie:: Secção oriental da Austrália e ilha da Tasmânia.

Características:É o único representante vivo da família Ornithorhynchidae e é a única espécie do género Ornithorhynchus. É um dos poucos mamíferos ovíparos existentes.
Podem ser encontrados na Austrália e Tasmânia, próximos de correntes de água, na qual passam a maior parte do tempo, sendo por isso grandes nadadores (podem passar cerca de 5 minutos sem vir à superfície).
Quando dentro de água possuem uma característica muito peculiar, fecham os olhos e os ouvidos, servindo-se apenas de receptores electro-sensoriais no bico para detectar os fracos campos eléctricos das presas debaixo de água. Embora passe a maior parte do seu tempo na água, o ornitorrinco constrói a sua toca na margem.
Sendo carnívoro, alimenta-se de girinos, pequenos peixes, insectos, crustáceos, vermes e moluscos.
Os ornitorrincos têm a cabeça quase redonda e mandíbulas alargadas, cobertas por uma camada córnea, o que faz com que a boca se pareça bastante ao bico de um pato. O corpo e a cauda são cobertos por pêlo muito fino e o macho possui ferrões venenosos nas patas, que utiliza para defesa territorial ou contra predadores.
Os machos são ligeiramente maiores do que as fêmeas, atingindo 60cm de comprimento (40 cm mais a cauda) e pesando até 1,5kg. Os ornitorrincos podem pesar um máximo de 4 kg.
O acasalamento ocorre dentro de água. Estima-se que o tempo de gestação seja de um mês e as fêmeas põem entre 2 a 3 ovos por ninhada. Os ovos eclodem após 10 dias. Quando as crias estão no interior dos ovos, possuem um dente, que se destina a partir a casca do ovo, este dente cai, pouco depois do nascimento.
Quando os filhotes nascem, passam a alimentar-se do leite materno que escorre de poros dilatados na pele. O ornitorrinco fêmea não possui tetas mas tem glândulas mamárias para alimentar os filhotes.
Em, regra geral os ornitorrincos vivem até 15 anos.

Habitat:Rios e lagos de água doce, bem como túneis subterrâneos que escava no solo.

Motivos da sua extinção:A poluição dos rios e lagos tem destruído significativamente a população de ornitorrincos. Nos primeiros anos do século XX, esta espécie foi bastante caçada pela sua pele e embora protegida em toda a Austrália a partir de 1905, até cerca de 1950 ainda corria risco de afogamento devido às redes de pesca.

1 comentário: