Nome comum:Tamanduá-bandeira ou papa-formigas gigante
Nome científico da espécie:Myrmecophaga tridactyla
Distribuição geográfica desta espécie:: América Central e do Sul
Características:O tamanduá-bandeira adulto pode atingir 40 kg de peso e um comprimento de 1,80 m, com cauda incluída. Tem uma cor cinzento acastanhado, com uma banda preta que se estende do peito até metade do dorso, a cauda é comprida e peluda, o focinho é longo e cilíndrico, as patas anteriores são promovidas de três grandes garras e as patas posteriores têm cinco garras pequenas.É insectívoro, alimenta-se de formigas e cupins, os quais captura com a sua língua comprida e aderente, conseguindo comer 30 mil insectos por dia.São activos durante o dia e à noite, dependendo da temperatura do ambiente, das chuvas e da proximidade com núcleos urbanos. Nadam bem e apesar desta espécie de tamanduá não ser boa a escalar árvores, escalam muito bem quando em fuga ou em situações de perigo.O papa-formigas gigante tem um período de gestação de cerca de 190 dias e em cada parto nasce um filhote, filhote esse que é carregado pela fêmea durante 1 ano.Tem um tempo de vida de cerca de 15 anos.Também é conhecido pelos nomes de iurumi, jurumim, tamanduá-açu e tamanduá-cavalo.
Habitat:Campos e cerrados
Motivos da sua extinção:É um animal ameaçado de extinção sobretudo devido à actividade humana. Com o crescimento da população humana e o avanço da agropecuária nos Cerrados, o habitat natural desta espécie está a ser destruído. A caça também reduziu significativamente a população do papa-formigas gigante. Os incêndios provocados pelo Homem também são fatais para o tamanduá-bandeira, pois o seu pêlo é altamente inflamável.
Acho uma pena fazerem isto aos animais eles não merecem isso gostava de ver se as pessoas gostavam de ser caçadas para verem o quanto isto era mau.
ResponderEliminaromg nunca ouvi falar desse animal, é a primeira vez o.O
ResponderEliminar